A Lipoaspiração High Definition, conhecida como Lipo HD, é uma técnica que consiste em aspirar a gordura localizada, enquanto promove uma definição maior do contorno dos músculos quando comparada com a lipoaspiração convencional.

Com seu surgimento – originou-se na Colômbia e chegou ao Brasil por volta de 2015 – o tão sonhado contorno muscular passou a ter como aliado, além da academia, a cirurgia plástica para sua aparição, assim, a Lipo HD oferta uma aparência mais tonificada da região corporal que recebe o procedimento.

Mas será que todo mundo pode fazê-la? O que é necessário saber antes de realizar essa cirurgia? Confira a seguir as respostas para os principais questionamentos sobre a Lipoaspiração High Definition.

Como é realizada a Lipo HD?

Antes de ir a sala cirúrgica, o médico fará as marcações na pele da paciente, desenhando as linhas de sombra entre os músculos. Isso, nas áreas definidas para serem lipoaspiradas, o que auxilia com a definição dos contornos na hora do procedimento.

Em diálogo prévio, o cirurgião já saberá como é a definição que o paciente deseja e fará essas marcações baseadas nisso. Por exemplo, caso não queria os gominhos muito marcados, são evitadas marcações nas linhas horizontais dos músculos, sendo desenhadas apenas da linha central. Logo após, o anestesista em decisão conjunta com o cirurgião, vão definir a anestesia indicada. 

Na maioria das vezes, costuma ser a geral. No entanto, também podem ser utilizadas a anestesia local (sem gerar alteração da consciência, promove um bloqueio reversível da condução nervosa em determinada parte do corpo) ou anestesia peridural (ao invés do uso de uma agulha, é injetada através de um cateter no espaço peridural – ao redor do canal espinhal – sendo administrada constantemente através dele).

Após a aplicação da anestesia, são realizadas pequenas incisões na região que receberá a cânula que vai aspirar a gordura que, após ser retirada, faz com que ocorra uma aproximação da pele com a musculatura. Assim, os contornos musculares podem ser visualizados. Durante a cirurgia, o limite de gordura a ser retirado é definido por uma porcentagem que não deve ser ultrapassada, para garantir a segurança do paciente, sendo, sempre, entre 5% e 7% do peso corporal.

Para sua realização, costuma-se usar um aparelho chamado VASER. Através dele – que proporciona mais precisão das áreas que vão receber o procedimento –   ondas ultrassônicas são emitidas para que haja o desprender entre gordura e tecidos. O aparelho também minimiza os danos aos vasos sanguíneos e nervos, assim, há um menor aparecimento de hematomas e dores no pós-operatório.

Qual a diferença entre Lipo HD e lipoaspiração Convencional?

A primeira, tem como objetivo apresentar a definição dos contornos musculares. Já na segunda, seu intuito é eliminar os focos de gordura localizada, deixando as áreas com aspecto uniforme.

Quem pode fazer?

O procedimento não é indicado para o público em geral, mas para pessoas que têm uma rotina de atividade física e, por conta disso, terão uma musculatura para ser mostrada após a cirurgia. É importante também que possuam um índice de massa corpórea ideal, preferencialmente, entre 18 e 25.

Adolescentes podem realizar o procedimento?

O indicado é que seja feita após o desenvolvimento corporal. Em sua maioria, em meninos, após os 18 anos e em meninas, após os 16. Antes disso, o corpo passa por uma série de mudanças, não sendo interessante submetê-lo a uma cirurgia.

É possível fazer no corpo todo?

A LIPO HD costuma ser aplicada no abdômen, peitoral, costas, região glútea, braços e membros inferiores, sendo mais procurada para a região do tronco.

É possível associar a Lipo HD a outros procedimentos?

Sim. As associações mais comuns são com próteses de mama, abdominoplastia e rinoplastia. Apesar disso, não é interessante fazer cirurgias muito longas de forma sequencial e passar o dia sendo operada.

Pré-operatório

Durante a consulta, alguns pontos importantes serão avaliados, entre eles estão:

– a escolha da região operada;

– avaliação da condição da pele;

– quantidade de gordura que será retirada;

– grau de definição da Lipo HD.

Assim, após conversa entre médico e paciente, serão definidos as áreas a serem lipoaspiradas. Além disso, o profissional ainda avaliará o quadro de saúde do paciente, através da análise clínica e solicitação de exames, a exemplo do hemograma completo, eletrocardiograma e risco cirúrgico, glicemia em jejum, exame de urina, entre outros. Também serão avaliados os medicamentos atualmente ingeridos, para ver se há necessidade de ajustar o uso.

É importante que as bebidas alcoólicas sejam suspensas por, no mínimo, 30 dias antes da cirurgia. Caso seja fumante, é necessário que pare de fumar por, pelo menos, um mês antes da cirurgia, assim, evita-se o risco de trombose. Caso faça uso de anticoncepcional com estrogênio é necessário suspendê-lo um mês antes e um mês após a cirurgia. É necessário que compareça ao hospital em um jejum de 8 horas antes do procedimento.

Quanto tempo demora a cirurgia e quando ocorre a alta médica?

A cirurgia costuma demorar entre 1 e 3 horas, por ser um procedimento que retira menores volumes de gordura. Logo após, a paciente deve se recuperar da inserção da anestesia com uma média de duas a três horas, dependendo de cada caso. No quarto hospitalar, no mínimo, leva-se 24h entre a internação hospitalar e alta médica, onde a paciente é assistida nesse intervalo de tempo com todos os cuidados necessários para sua recuperação.

Como é o pós-operatório?

Durante a recuperação, é necessário que sejam realizadas sessões de drenagens linfáticas, pois ajudam a controlar o inchaço devido a retenção de líquido, bem como auxiliam na circulação sanguínea e com os edemas.

Além disso, o uso da cinta modeladora também é indicado por, no mínimo, seis semanas. Mas, o prazo varia conforme a condição de cada paciente, determinada pelo processo de cicatrização e acomodação da pele. Sua função consiste em ajudar a dar estabilidade para a região e contribuir com resultados mais satisfatórios.

Também é importante um repouso, que não precisa ser absoluto, e pausa das atividades físicas por, no mínimo, 15 dias. A reinserção aos exercícios deve ser liberada pelo cirurgião, conforme avaliação do quadro da paciente. Em geral, atividades mais intensas são liberadas em até três meses após a cirurgia, já uma mais moderada, pode ser liberada após sete dias.

A alimentação também deve seguir uma série de cuidados e deve ser repleta de frutas, legumes e verduras. As opções ricas em fibras devem ser consideradas, pois ajudarão com o funcionamento intestinal, como é o caso dos cereais integrais.

Nesse caso, é importante evitar alimentos com gordura, sódio em excesso, açúcares, frutos do mar e laticínios, pois podem prejudicar o processo de cicatrização. Também é importante que se evite o uso de cigarro ou bebidas alcoólicas e busque ter um sono regulado.

É de extrema importância que seja ingerido bastante líquido, em média, três litros por dia. Não necessariamente sendo apenas água, mas ela deve ser priorizada. Podendo ser, também, água de coco ou sucos.

Vale lembrar que o pós-operatório também depende da extensão do procedimento, ou seja, quanto mais gordura aspirada, mais lenta a recuperação, assim como, quanto menor a gordura, mais rápido você se recupera.

Existem riscos na realização da Lipo HD?

Toda cirurgia, por menor que seja, pode envolver algum tipo de risco e efeito colateral. Ou seja, independente do trabalho do médico, existem reações corporais que não são previstas, por isso, a importância de sempre procurar uma equipe capacitada e que possa oferecer o suporte necessário nesses casos, seja a reação mais leve ou mais intensa.

No caso da Lipoaspiração High Definition os principais riscos são: necrose, que se caracteriza pela morte do tecido, pelo fato de ocorrer a retirada da gordura superficial; queimaduras; acúmulo de líquidos; embolia pulmonar; perfuração das vísceras e flacidez na pele, por isso, nesse último caso, não é indicada para quem já possui flacidez abdominal.

Em quanto tempo é possível ver os resultados?

Após a realização da cirurgia, já é possível observar as mudanças obtidas.Com uma média de seis a oito semanas elas ficam mais evidentes e o resultado final é notado entre quatro e seis meses, após o sumiço total do inchaço.

Vale destacar que além do trabalho do cirurgião, os resultados também dependem da paciente, por isso, é imprescindível seguir as recomendações necessárias de forma correta.

Caso eu engorde, os resultados continuam?

Caso ocorra o ganho de gordura podem haver mudanças nos resultados. Isso, pois devido a presença de algumas células gordurosas nos locais, conforme tenha aumento ou diminuição de peso, elas irão reagir.

Por isso, após a cirurgia é necessário que sejam seguidas as instruções necessárias para a recuperação e seja mantida, após ser autorizada pelo cirurgião, a rotina de atividades físicas e consumo de uma alimentação equilibrada.

Quanto custa a Lipo HD?

Como qualquer procedimento cirúrgico, o valor é repassado após uma consulta médica, na qual o paciente será avaliado e, logo após, receberá a indicação do procedimento ideal para seu caso.

É de extrema importância a busca por um profissional qualificado e uma série de cuidados durante e após a sua realização.

Como escolher o local ideal?

Para amenizar as chances de riscos e obter os resultados ideais para sua estrutura corporal, é de extrema importância a fase da escolha do cirurgião plástico e local que realizará a cirurgia. Então, entre os critérios definidos previamente, opte por:

– um Cirurgião Plástico especialista e com experiência no procedimento, busque saber se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

– uma Clínica que tenha uma equipe própria de profissionais de enfermagem, fisioterapia, anestesia e, de preferência, que todos tenham experiência no atendimento durante uma cirurgia plástica;

Atenção! Redobre seu cuidado em relação a “Ofertas imperdíveis” no mundo da cirurgia plástica. Cuidado com super promoções que tragam preços muito baixos. Não arrisque sua vida entregando para profissionais não qualificados em busca de economia. 

Toda equipe do Centro Médico Unità possui capacitação para o atendimento antes, durante e após o seu procedimento estético. Contamos com equipamentos de última geração e com as melhores avaliações do mercado para a realização de cada serviço.

Nosso atendimento personalizado fornece visões realistas de como podem ficar seus resultados, inclusive, fazendo uso da tecnologia 3D em alguns procedimentos para que, após uma visualização dos possíveis resultados da cirurgia em seu próprio corpo, tenha uma ideia maior do que esperar. 

Visamos, com isso, contribuir com sua melhor qualidade de vida e visão de si mesmo, através dos cuidados pessoais alcançados com a sua tão sonhada cirurgia plástica. 

Para saber se o procedimento é indicado para você agende uma consulta com o Dr. Antônio de Deus.