“E se essa gordurinha da sua barriga fosse transferida para os glúteos?” Certamente, muita gente sonha com essas pequenas alterações corporais para alcançar seu corpo tão sonhado, ao tempo em que deve perguntar se isso realmente é possível. Pois saiba que indo além da imaginação, esse tipo de procedimento existe e se chama Lipoescultura.
Como o nome sugere, ela possui o trabalho de modelar o corpo da paciente. Sendo assim, é retirada a gordura em excesso da área do corpo desejada e depois feito o enxerto em outro local. Com isso, é possível excluir a gordura que tanto lhe incomoda na barriga e usá-la para melhorar o contorno do seu glúteo, por exemplo.
Qualquer área que tenha gordura localizada pode receber a cirurgia, entre os locais que recebem a lipoaspiração estão: coxas, costas, braços, abdômen e queixo, nesse último caso, para extrair a “papada”. Já o enxerto costuma ser feito nos glúteos, seios e quadril.
Durante o procedimento, primeiro, é realizada a marcação da pele, para que ocorra a identificação do local que será retirada a gordura. Logo após, ocorre a introdução da anestesia, que costuma ser local, e uma solução de soro fisiológico e adrenalina, para reduzir o sangramento e trauma cirúrgico, além de facilitar a saída da gordura.
Logo após, é iniciado o processo de aspiração, por meio de um tubo fino. Em seguida, é realizada a separação da gordura do sangue, células rompidas e outras impurezas que possam estar presentes, em um aparelho que faz a centrifugação dos líquidos. Por fim, ela é introduzida no novo local que será aumentado ou modelado, através de uma agulha.
Saiba mais:
Posso realizar a Lipoescultura?
O procedimento é indicado para pacientes com boas condições de saúde, que possuam áreas distintas de gorduras localizadas, desproporcionais ao restante do corpo. Normalmente, pessoas que já tentaram eliminar essa gordura de outra forma e não conseguiram, como dietas e exercícios, optam pelo procedimento.
Mas, caso você tenha diabetes, hipertensão, problemas pulmonares, anemias, doenças cardíacas e autoimunes, não é indicado, pois essas condições apresentam riscos tanto durante a sua realização, quanto no pós-operatório. Se o seu objetivo for emagrecer, pois está acima do peso, essa também não é a cirurgia que deve fazer, pois sua função é apenas retirar e realocar os pequenos excessos de gordura.
Por isso, no pré-operatório são analisadas todas as condições do paciente, através de exames laboratoriais e análises clínicas e, logo após, decidido se o procedimento é ou não indicado.
Qual os benefícios desse procedimento?
Melhorar o contorno corporal; unir dois procedimentos estéticos em uma mesma cirurgia; eliminar depósitos de gordura localizada; fortalecer a imagem sobre si, estão entre as vantagens de optar pela lipoescultura, caso o procedimento seja indicado para você.
Qual a diferença entre Lipoescultura e Lipoaspiração?
Diferente da lipoaspiração convencional, a Lipoescultura não é utilizada para a perda de peso e pode ser realizada em qualquer parte do corpo que haja gordura localizada, tendo como objetivo principal melhorar os contornos da paciente.
O que devo fazer no dia da minha cirurgia?
Chegada a hora de realizar sua lipoescultura, é importante que utilize roupas leves antes e após o procedimento e, de preferência, que não precisem ser colocadas pela cabeça. Caso você seja fumante, deve suspender o uso do cigarro nos 14 dias que antecedem a cirurgia e só voltar a consumi-lo após liberação médica.
Se estiver fazendo uso de algum tipo de coagulante, a cirurgia será suspensa. O prazo de suspensão de 14 dias também se aplica quanto ao uso de medicamentos para emagrecer. No dia anterior a cirurgia, não se deve consumir bebidas alcoólicas e a alimentação deve ser leve até a hora de dormir.O jejum total deve compreender, no mínimo, 8 horas antes do procedimento.
Como é a recuperação?
Após o procedimento, podem ocorrer desconfortos e inchaço nas áreas onde houveram retirada e implantação de gordura. Dependendo da quantidade de gordura retirada – limite de 7% do peso corporal, valor definido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Conselho Federal de Medicina – e do local que houve o procedimento, a recuperação pode ser entre 1 semana e 1 mês. Quanto à retomada as atividades físicas, deve ser seguida a recomendação médica conforme seu quadro de recuperação.
Entre os cuidados pós-operatórios estão:
- a realização de drenagens linfáticas, evitando as áreas onde houve o enxerto de gordura, devendo ser realizadas nas áreas lipoaspiradas. O procedimento auxilia na recuperação, pois estimula a eliminação de líquidos acumulados e toxinas entre as células;
- uso da cinta modeladora pela quantidade de tempo determinada pelo seu cirurgião, pois ajuda a reposicionar o tecido, através da compressão, contribuindo para a definição corporal;
- repouso relativo de, no mínimo, três dias;
- alimentação equilibrada, com ingestão de bastante líquido;
- ficar em movimento a cada duas horas, para auxiliar com a circulação sanguínea, evitando que se fique sentada ou deitada por muito tempo e, assim, evitar a formação de coágulos.
Com quanto tempo aparecem os resultados?
Após o procedimento, já é possível visualizá-los levemente, no entanto, os definitivos só serão observados após a completa recuperação, que acontece em até 4 meses.
Há riscos durante esse procedimento?
Antes de qualquer procedimento, é necessário que sejam realizadas avaliações e exames para ver se seu corpo é apto a recebê-lo, bem como, é extremamente importante buscar profissionais capacitados.
Como toda cirurgia há riscos, entre eles estão: hematomas e infecções; ocorrência de dores; irregularidades e necrose na pele; embolia pulmonar; perfuração das vísceras; flacidez e necrose gordurosa, quando o volume de gordura injetado é muito e não recebe a vascularização – fluxo sanguíneo em um órgão, tecido ou parte do corpo – adequada.
Vale destacar que após a gordura ser injetada em outro local, cerca de 50% dela será absorvida pelo organismo, justamente, por não receber a vascularização necessária para que se integre ao novo local que foi inserida.
Como escolher o local ideal?
A lipoescultura só pode ser realizada, exclusivamente, por um cirurgião plástico. Para amenizar as chances de riscos e obter os resultados ideais para sua estrutura corporal, é de extrema importância a fase da escolha do médico e local que realizará a cirurgia. Então, entre os critérios definidos previamente, opte por:
– um Cirurgião Plástico especialista e com experiência no procedimento, busque saber se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;
– uma Clínica que tenha uma equipe própria de profissionais de enfermagem, fisioterapia, anestesia e, de preferência, que todos tenham experiência no atendimento durante uma cirurgia plástica;
Toda equipe do Centro Médico Unità possui capacitação para o atendimento antes, durante e após o seu procedimento estético. Contamos com equipamentos de última geração e com as melhores avaliações do mercado para a realização de cada serviço.Para saber se o procedimento é indicado para você agende uma consulta com o Dr. Antônio de Deus.
Acesse o nosso blog, clique aqui.