A blefaroplastia ou “cirurgia das pálpebras” consiste no tratamento do excesso de pele na região dos olhos

As chamadas bolsas de gordura e a flacidez das pálpebras são um problema para você? Já consegue notar um aspecto cansado em seus olhos? Você sabe ou ouviu falar sobre qual procedimento é feito na região em torno dos olhos? Saiba tudo sobre a cirurgia nas pálpebras, a blefaroplastia.

Cirurgia das pálpebras

A blefaroplastia ou “cirurgia das pálpebras” consiste no tratamento do excesso de pele na região dos olhos, as famosas bolsas de gordura, flacidez muscular, e rugas, melhorando, em muitos casos, o aspecto funcional. A cirurgia plástica costuma ser procurada por pacientes com mais de 30 anos.

Com a idade, o excesso de pele e flacidez nas pálpebras se tornam mais acentuadas. A cirurgia é indicada para quem possui ptose (queda da pálpebra por causas musculares) ou pseudoptose palpebral (queda da pálpebra em função do excesso de pele). O momento correto para se submeter a esse procedimento é quando a flacidez de pele e bolsas de gordura começam a incomodar ou a gerar uma aparência cansada.

O procedimento pode ser feito na pálpebra superior, inferior ou em ambas, em alguns casos, a cirurgia pode ser feita juntamente com a aplicação de botox, resultando em um rosto mais jovem e bonito. Apesar da considerável rapidez da cirurgia – 40 minutos a 1 hora – os resultados definitivos só poderão ser vistos após três meses.

Pré-operatório

Alguns cuidados devem ser tomadas antes da cirurgia, como:

  • Levar os exames pré-operatórios para o local onde será realizada a cirurgia;
  • Informar ao médico sobre qualquer doença como alergias, e uso de medicamentos ou outras substâncias;
  • Evite o uso de vitamina E, vitamina C, Ginko Biloba, Arnika, Ginseng ou outras ervas medicinais, AAS (Ácido Acetilsalicílico) e uso de vitaminas E, C, Ginko Biloba, Arnika e outras por 1 semana antes do procedimento;
  • Não fume por um mês antes da cirurgia;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas por pelo menos 48 horas antes da cirurgia;
  • Esteja em jejum por 8 horas antes da cirurgia
  • Levar óculos de sol para usar assim que sair da cirurgia para ir para casa a fim do local da cirurgia não ficar exposto ao sol;
  • Esteja com um acompanhante maior de 18 anos para a cirurgia;

Pós operatório

 Alguns cuidados são importantes após a cirurgia, como o uso de compressas frias sobre os olhos para reduzir o inchaço. As compressas podem ser feitas com soro fisiológico para limpar o local. Ao sair, utilize óculos escuros para se proteger da luz solar e não causar manchas. 

Resultados

Para visualizar o resultado final da blefaroplastia o tempo em média é de 3 a 6 meses. É recomendado esperar no mínimo 03 meses para realizar outro procedimento.

Riscos

Assim como qualquer cirurgia, a blefaroplastia possui riscos. Entre eles estão  a trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares e os riscos relacionados à anestesia, como o choque anafilático, alteração da frequência cardíaca e da pressão arterial

É importante lembrar que pessoas com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, devem controlá-las antes de se submeterem ao procedimento. A cirurgia não pode ser realizada em gestantes.

Veja o antes e depois da atriz Letícia Spiller

Quanto custa

Esse procedimento pode chegar a custar entre R$ 1.500,00 a R$ 3.000,00, no entanto, pode variar de acordo com a clínica onde vai ser feita, se é feita em um ou nos dois olhos e com o tipo de anestesia utilizada, se é local ou geral.

Gostou?

Lembre-se: antes de qualquer procedimento cirúrgico estético, consulte um médico cirurgião plástico e certifique-se de que está indo em um profissional Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (consulta pública no site da SBCP).

Esse e outros você encontra no nosso blog, clique aqui.

Deixe um comentário